Onde está a avó?

Foi no dia 05 de Outubro de 2014 que lancei o meu primeiro livro infantil. Escrevo aqui no blog, mas antes disto já escrevia em blocos de papel perfumado e ilustrado com corações no canto superior direito. Na minha adolescência. Mais tarde, quando recebi como presente de Natal o meu primeiro computador, comecei a escrever em páginas brancas aquilo que tinha cá dentro. 

Na verdade perdi muita coisa pelo caminho e aqui há uns meses atrás, em arrumações na garagem, encontrei uma caixa de folhas soltas com poemas e textos de anos e anos de jogos de palavras, dedicatórias, relatos de episódios na vida de um adolescente, conversas interiores.

A escrita para a infância surgiu há cerca de 7 anos e este livro em concreto surgiu em Maio de 2010, depois de ter perdido uma das pessoas mais importantes da minha vida, vítima de um cancro na mama: a minha querida e saudosa tia Vicência.

Onde está a avó? é um episódio na vida de uma família que vive uma perda. E o relato daquilo que é a nossa sociedade no que toca a não incluir as crianças quando desaparece alguém das suas vidas. Sobre a forma como são ignoradas. Sobre a forma como é vivido o luto na infância.

A primeira página deste livro diz:

Este é um conto para os pais lerem antes de o lerem aos seus filhos.

Tal como eu acho que os pais devem fazer com todos os livros infantis. É mais do que um conto. É uma ferramenta escrita e pensada para auxiliar quem precisa de explicar a quem não entende que a morte faz parte da vida. De forma fluída. Simples. Tal como o são as crianças. À sua medida.

Na contracapa do livro pode ler-se:

Uma bela e doce obra. De uma sensibilidade extrema.

Uma frase assinada pelo Dr. Francisco Moita Flores. Uma das pessoas que mais me honra ter conhecido. A pessoa que me fez acreditar que valia a pena avançar com a publicação deste livro. A pessoa que se disponibilizou para apresentá-lo.

Parte da venda do livro reverterá para a Fundação O Século, pela sua missão, por dirigir-se à criança desprotegida. Por albergar tantas crianças que viveram tantos tipos de lutos. Porque era assim que a minha tia iria gostar de ver este livro. Com um objectivo.

Tenho passado a minha palavra em escolas, em bibliotecas, centros culturais, encontros à volta do livro. Tem sido um sucesso. Tenho ganho tanto, mas tanto com o que me dizem, com os comentários e as críticas. Com a presença de todos e de cada um. Por isso aqui um agradecimento geral. A todos os que acreditaram e acreditam na minha escrita.



Onde está a avó? é o meu terceiro filho. Pari-lo, foi um parto sem dor.

Contacto: claudiajesusmarques@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente! Prometo responder!